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Prevenindo Lesões, Dores Musculares e Problemas na Pele

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- Não pedale em alta velocidade por longos períodos de tempo. Você pode sobrecarregar as articulações dos joelhos e sofrer lesões

- Troque para a marcha lenta e realize pedaladas mais rápidas quando desejar fazer exercícios mais vigorosos, assim os seus joelhos serão menos sobrecarregados

- Na subida troque as marchas para manter o ritmo normal de pedalada e, depois de uma subida longa, não deixe de pedalar, assim você facilita a remoção do ácido lático dos músculos

- Mantenha sempre seus braços relaxados e não trave seus cotovelos. Esta técnica ajuda a absorver melhor o impacto contra as lombadas e buracos da rua

- Use uma bermuda confortável, mas, justa o suficiente para não permitir dobras ou sobras de tecido que possam irritar a pele. Para uma proteção extra escolha bermudas com preenchimento, para absorver melhor o suor

- Durante o dia, independente do horário, utilize filtro solar no rosto e nas demais partes do corpo expostas à radiação do sol

- Evite pedalar, por um longo período de tempo, com as mãos na parte mais baixa do guidom. Isto pode provocar cãibra nas mãos, ombros e pescoço

- Mude suas mãos e corpo de lugar com freqüência. Isto modifica a angulação de suas costas, pescoço e braços e assim diferentes músculos serão exercitados

 
Como pedalar na lama
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Ao frear na lama procure lembrar de que o freio é o acessório que mais sofre na lama, pois ela exige o dobro do seu funcionamento devido a lama ou água que correm sobre eles. Procure estabelecer uma velocidade continua durante uma pedalada na lama, já que exige menos dos freios e aglomera menos barro nos arcos do quadro e suspensão.
 
Poça de água
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Evite molhar a bike em poças que podem ser evitadas. Isso porque se você está numa estrada seca e a corrente fica molhada, vai atrair muita poeira e começar a fazer aquele barulho de mastigar pedra.